quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Caldo de Camarão para Risoto



Para o risoto de Frutos do Mar ficar ainda mais gostoso, é importante a gente fazer um verdadeiro caldo de camarão. Na verdade na gastronomia tradicional a gente chama esse caldo de Fundo ou de Mirepoix.
Então você coloca em uma panela azeite, duas cebolas pequenas cortada grosseiramente, uma cenoura grande também cortada grosseiramente e o talo de um salsão também cortado grosseiramente, deixa recheando uns 2 minutos e acrescenta 1 litro de água, quando a água ferver coloque as cascas e a cabeça dos camarões. E agora é ter paciência, quanto mais tempo ficar fervendo, melhor vai ficar o caldo. Conforme água vai evaporando, você vai colocando mais um pouco. Momentos antes de começar o preparo do risoto, coloque um Sachê d' épices na água fervendo.
Para fazer o sachê você pega um coador de café descartável, ou uma gase grossa e coloca 2 dentes de alho amassados com casca mesmo, 2 folhas de louro e sementes de pimenta preta! A gente só coloca o sache perto do final da preparação do fundo porque, se não o sabor do alho fica muito forte! Se você for fazer algum outro tipo de risoto que não seja de frutos do mar, você pode utilizar a base desse mesmo caldo, só que ai não coloque os camarões, se for fazer um risoto de frango, você pode colocar os ossos do frango..e ai vai fazendo as variações. Essa imagem do sachê eu peguei do blog saboresedelirios.

2 comentários:

  1. Eu já utilizo esses fundoa quando vou fazer risotos..e realmente o sabor fica muito melhor do que os feito com caldos prontos!

    ResponderExcluir
  2. Posso congelar e usar quando for fazer quando for fazer o risoto?

    ResponderExcluir