quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Risoto de Frutos do Mar com Petit Pois

 

Esse foi o prato principal da "I Noite com o Chef"'. É fácil de fazer, só que também é bem trabalhoso. Eu utilizei camarões, anéis de lula e polvo. Primeiro lave bem o polvo, coloque para cozinhar em uma panela com água até cobrir o polvo e uma cebola cortada em quatro partes. Deixe cozinhar até enfiar um garfo e o polvo está macio. O tempo de cocção vai variar dependendo do tamanho do polvo. Corte em rodelas e reserve. Para um polvo médio dura em torno de 15 a 20 min. 
Passe para os camarões, para facilitar eu comprei já sem pele e sem cabeça, (comprei também uns 50 gramas com  pele e cabeça para fazer o caldo), com os camarões limpos, lave com limão e tempere com sal e pimenta, vai salteando no azeite extra virgem aos poucos para não render água e os camarões acabarem ficando duros. Depois de salteados, reserve. 
Lave os anéis de lula com limão e tempere com sal e pimenta. Deixe marinar por uns 3 minutos nessa mistura, em uma panela coloque azeite e uma xícara de cebola picadinha e deixe até a cebola ficar transparente, então acrescente duas xícaras de tomates concasé (sem pele e sem sementes) e os anéis de lula. Deixe cozinhando durante uns 7 minutos, então acrescente o polvo e os camarões, espere mais uns 3 minutos, desligue o fogão e reserve.
Em outra panela coloque azeite e uma cebola pequena picada, quando a cebola ficar transparente coloque o arroz arbóreo espere uns três minutos, coloque uma xícara de vinho branco seco e deixe o álcool evaporar, então vai acrescentando o caldo de camarão e vai mexendo sempre, quando for secando, vai colocando mais caldo. Repita esse processo até o arroz cozinhar e ficar cremoso, então acrescente 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado, os frutos do mar, as ervilhas frescas, meia xícara de creme de leite fresco e uma colher rasa de manteiga. Não esqueça de acertar o sal.
Na hora de servir, salpique um pouco mais de parmesão em cima. Para decorar o prato eu coloquei espetado no risoto uma telha de parmesão. Da trabalho fazer esse risoto, mas o sabor compensa!

5 comentários:

  1. Acho que o que deve dar mais trabalho de preparar é a parte dos frutos do mar. Mas vou testar..deve ser muito gostoso mesmo. Onde Vc compra frutos do mar aqui em SSA?

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse risoto está com uma cara linda!

    ResponderExcluir
  3. Eu posso fazer só com os camarões?

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafaela..Obrigada pela visita! Normalmente eu compro os frutos do mar na Ceasinha do Rio Vermelho! Se souber de um lugar melhor me fala!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Pode sim fazer só com os camarões Juliana..E fica muito bom também!

    ResponderExcluir