terça-feira, 14 de setembro de 2010

Terça-feira Verde!


A partir de hoje, toda terça-feira vou fazer uma postagem falando de alguma erva. E a escolhida para iniciar esse ciclo é o MANJERICÃO!
No Brasil, o manjericão ou alfavaca é cultivado principalmente por pequenos produtores para a comercialização de suas folhas verdes e aromáticas, usadas frescas ou secas como aromatizante ou como condimento.
Além do uso in natura, o manjericão é muito utilizado para a obtenção de óleo essencial, importante na indústria de perfumaria e na aromatização de alimentos e bebidas. O óleo essencial de manjericão apresenta também propriedades inseticidas e repelentes. Na região do Mediterrâneo a erva é plantada em beirais das janelas para repelir mosquitos e moscas domésticas.
Na medicina popular, as suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás por suas propriedades tônicas e digestivas, sendo frequentemente utilizadas no tratamento de enjôos, gripes, vômitos e dores de estômago. São indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos. É também usado na culinária popular, em saladas, recheio, molhos, sopas, drinques sendo o principal ingrediente do pesto, um molho típico italiano.
Além de utilizar bastante manjericão em minhas receitas, adoro utilizá-los para decorar meus pratos. Quem sabe até fazer um azeite aromatizado com essa erva..Fica ai a dica!
Fiquei até com vontade de plantar sementes de manjericão.... 


2 comentários:

  1. Meniiiinaaa, estou amando tudo isso aqui!! Até a vontade de começar a cozinhar está surgindo!!Muiiiitoo bom!!!

    Beijos,

    Morena

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita Mó. Faz as receitas e fala como ficou..

    ResponderExcluir