sábado, 9 de outubro de 2010

Creme de Cebola com Brócolis!

Tive aula de Ateliê ontem...cada trio teve que criar uma sopa, caldo ou creme com os ingredientes ali presentes.
No final das contas, como meu trio é "fominha" (literalmente), acabamos fazendo 3 tipos de cremes. Esse de Cebola com Brócolis, um de Mandioquinha e um de Cenoura. Esses dois últimos formaram um único creme, o Bicolor.
Não é por nada não, mais dessa vez a gente simplesmente arrasou! Todos os caldos ficaram muito bons...
Para fazer o creme de Cebola com Brócolis:
Primeiro corte 3 cebolas grandes em rodelas finas, leve para saltear em uma colher de azeite e a mesma quantidade de manteiga. Muita calma nessa hora, a cebola tem que ficar bemmmmm dourada, mas não pode queimar, se não o creme amarga. Quando a cebola estiver douradinhas, acrescente 50g de farinha de trigo, espere 2 minutos e vá acrescentando 1 litro de leite aos poucos. Cuidado para não empelotar. Então acrescente um maço de Brócolis cortado grosseiramente, acerte o sal e despeje em um refratário. Já ligou o forno!?!? Ainda não?!?! Está esperando o que?!?!  Em seguida jogue uma boooooa camada de queijo tipo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido para gratinar.
A intenção era para ser servido puro, mas acho que fica bem legal como acompanhamento de carnes vermelhas ou carnes brancas.


2 comentários: