sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Macarrão no ponto certo!!!!!


Uma das minhas leitoras perguntou qual seria o ponto certo de cozimento da massa. Então para esclarecer para todos, resolvi fazer um breve post em relação a isso.
Na cultura italiana, massas devem sempre ser cozidas al dente, ou seja, firmes o suficiente para serem sentidas nos dentes.
Uma coisa que é super importante, e pode interferir no resultado do cozimento da massa é a proporção de água. Para cada 100 g de massa, deve-se ferver um litro de água com 10 g de sal. É importante também, verificar na embalagem do fabricante o tempo indicado para o cozimento, pois cada corte de massa tem seu tempo certo.
Por exemplo, massa secas como a do tipo espaguete normalmente cozinham em 10-12 minutos. Já as massas frescas, levam menos de cinco minutos para estarem al dente. Conferir o ponto regularmente ainda é o melhor conselho. Lembre-se de que a massa continua cozinhando por alguns minutos após ser escorrida. Portanto, se a massa parecer ainda um pouco dura, em alguns instantes ela estará no ponto certo.
Se você retirar a massa da água fervendo no ponto certo, é importante mergulha-la em água fria ou gelada para interromper o cozimento, evitando assim que a massa passe do ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário