quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Quiche de Fumeiro com Banana da Terra

Na boa...não é porque a receita é de uma quiche que eu adoro, e nem porque foi eu que fiz...mas tenho que dizer, ela é M-U-I-T-O gostosa, mais uma receita para a lista das Top 10!
E como sou gente boa, vou contar como faz! ;)
Para começar, faça uma receita básica de massa podre: Misture 250g de margarina (eu acho que a massa fica mais gostosa com a Qualy), 1 ovo, uma pitada de sal e 1 pitada de açúcar. Então vai acrescentando a farinha de trigo até formar uma massa homogênea que solta da mão. Forre uma forma, de preferência de fundo removível e reserve.
Em uma panela a parte, faça um molho branco bem básico mesmo, só que o segredo é deixar esse molho bemmmmm consistente. Ele tem que ficar com a consistência semelhante a de um Vatapá. Eu coloquei um litro de leite direto na panela com 1 colher se sopa de manteiga, quando o leite ferveu, acrescente 4 colheres de sopa de farinha de trigo dissolvida em um copo de leite, fui mexendo para não empelotar. Quando estiva bem grosso, acrescentei 01 saco de queijo tipo parmesão ralado e 3 colheres de sopa cheias de requeijão cremoso. Deixa fervendo mais um pouco e reserve.
Para o recheio:
02 cebolas em cubos
02 tomates sem sementes em cubos
200g de bacon em cubos
500g de fumeiro em cubos
01 kg de banana da terra cortada em tiras e frita.
tempero verde a gosto (eu coloquei salsinha e cebolinha)

--> Em uma panela comece fritando bacon, quando já estiver torradinho acrescente a carne de fumeiro e deixe fritar. Nesse momento eu coloquei 3 colheres de sopa de azeite, esperei em torno de 10 minutos, então acrescentei a cebola e por último o tomate e o tempero verde. Então despeje o molho banco na panela do recheio e deixe mais uns 3 minutos. Essa receita não leva sal no recheio, o fumeiro e o bacon já são bastante salgados.

Então vamos montar: Na forma já forrada com a massa podre coloque uma camada da banana, depois despeje o recheio. Então leve ao forno pré-aquecido e deixe até gratinar. Quando tirar do forno, coloque outra camada da banana..Sirva fria ou morna. Se você cortar a quiche logo quando tirar do forno, o recheio ainda vai ta molinho e vai esbagaça todo. Mas como eu sou uma pessoa ansiosa...já sabe né!?!?

3 comentários:

  1. eny camilo machado26 de outubro de 2010 20:13

    Liu, vc é linda de viver! e lhe descobri através do Rainhas do Lar. Passeando pelo seu blog descobri ótimas receitas, inclusive, excelentes petiscos e, porisso mesmo, peço-lhe um imenso favor e se puder, claro! Sabe aquela receita do canapé de palmito? pois é, mande-a para eny_camilo@hotmail.com (tb orkut). Antecipamente o meu muito obrigada!e bjos Eny

    ResponderExcluir
  2. Oi Eny...Obrigada! Pode deixar que mando sim a receita para o e-mail!!

    ResponderExcluir
  3. Fiz essa quiche hoje. Ficou maravilhosa!. Todos adoraram. Acrescentei um pouco de queijo coalho e servir com purê de aimpim. Sou nordestina. Obrigado pela receita. Bjs.

    ResponderExcluir