terça-feira, 5 de outubro de 2010

Terça-Feira Verde!

Dia do Alho-poró

(Imagem: centroaquariano)

O alho-poró é um vegetal que pertence à mesma família (Alliaceae) da cebola e do alho. É ainda conhecido pelos termos alho-francês, alho-macho, poró, porro-bravo e porro-hortense. Diferente do alho e da cebola, ele não forma bulbo arredondado, ele produz um longo cilindro de folhas encaixadas umas nas outras de cor esbranquiçadas.
Embora o alimento seja comestível por inteiro, a maioria das pessoas prefere comer apenas a parte branca polpuda e as folhas internas mais macias, descartando as pontas verde escuras das folhas, que poderiam ser utilizadas em sopas, por exemplo.
De sabor mais suave que a cebola, o alho-poró é muito usado na culinária. Seu sabor levemente acebolado dá um toque especial a diversos pratos. Pode ser utilizado cru, em saladas, cozido ou grelhado. Com baixas calorias, cada 100g contém 61 calorias, o alimento é uma fonte de fibras, vitamina A, ferro e folato.
O que mais chama atenção no alho-poró é a presença de substâncias ativas capazes de reduzir o risco de certas doenças.

Benefícios para a saúde
É fonte de substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar a ação de radicais livres, que estão envolvidos no surgimento de várias doenças e no processo de envelhecimento. O alimento apresenta também em sua composição substâncias que favorecem o bom funcionamento intestinal. Além disso, o alho-poró é fonte, assim como o alho e a cebola,  de substâncias que contêm enxofre em sua composição, responsáveis por benefícios quimopreventivos (prevenção câncer de estômago), anti-hipertensivos e redutores do colesterol!
Então vamos comer alho-porró!

P.S: Pesquisa realizada no Wikipedia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário