terça-feira, 12 de outubro de 2010

Terça-feira Verde!

Dia da Cebola!!!

(Imagem: bemparana.com.br)

Muita gente não suporta o cheiro penetrante da cebola quando cortada e o seu sabor inconfundível. Principalmente quando ela se apresenta crua. Se esse é o seu caso, tomara que depois de ler este post, você deixe de lado a mania de separar pedacinho por pedacinho do vegetal do restante da comida e experimente sem cara feia a mais acebolada das receitas.
Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa, Lineu. A cebola é a base de quase todos os temperos, combina e oferece um sabor especial aos pratos.
Pode ser considerada como auxiliar do organismo na defesa contra infecções, eliminando ao mesmo tempo eventuais substâncias tóxicas através dos rins, resultado da ação dos seus sais minerais, principalmente o Fósforo, Ferro e Cálcio e vitaminas do Complexo B e vitamina C.
É indicada para abrir o apetite, regulariza enfermidades do estômago, é ótima contra prisão-de-ventre, inchaços de qualquer natureza, problemas de pele, garganta, intestino, fortalece o sistema imunológico, tem propriedade antioxidantes e ainda é diurética. O caldo de cebolas fervido com mel, é eficaz contra resfriados, gripes, tosse.
Para compra uma cebola de boa qualidade não tem muito mistério. É mole mole! Os únicos cuidados são: verificar sua consistência, uniformidade e brilho da casca.

A gente sempre escuta varias dicas de como não chorar e evitar a irritação nos olhos quando corta uma cebola. Olhem as que eu achei em uma breve busca na net:
·         Colocar na ponta da faca um pedaço de pão;
·         Coloque a cebola na geladeira por uns 10 minutos antes de cortar;
·         Molhe-a em água fervente;
·         Lavar antes de cortar em água corrente;
·        Segurar um palito de fósforo na boca quando estiver cortando a cebola (APAGADO VIU!?!?!?).

Eu particularmente, já testei algumas dessas, e confesso que a do palito de fósforo não deu muito certo! O lance de lavar em água fervendo ou em água corrente, eu sei que realmente funciona.
O melhor de tudo...além de todos esses efeitos benéficos para o nosso organismo, a cebola não engorda, 100 gramas desse vegetal tem apenas 33kcal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário