segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O cardápio da Ceia...

Todos os anos o Natal na minha família é uma grande festa. É o momento de reunir todos, tomar vinho, cerveja, relembrar as histórias da nossa infância, comer boa comida, ganhar presentes e dar muuuuita risada! Minha família é tipo família Italiana, cheia de gente, primos, tios, amigos, noivos e maridos, todo mundo fala alto e sempre rola alguma confusãozinha no final. Se não tiver uma confusão, a festa não é a mesma coisa!  Esse ano vai ser um pouco diferente, por que alguns estão viajando, mais a festa não vai deixar de ser boa, a Ceia vai ser na casa de uma das minhas tias, Tia Day. Para mudar um pouco, fugimos do tradicional amigo secreto e vamos fazer um Bingo. O nome do Bingo é "Bingo amigo, ou não!"
Algumas das receitas, ainda não fiz, então não tem foto! =/  Mas não tem mistério não, as receitas são fáceis de fazer:   

AS ENTRADAS

Folhados de tomate seco a poivre com creme azedo: 
--> Essa entrada, vou fazer antes do Natal e postar aqui para vocês a receita e o passo a passo!

Verrines de salpicão:
--> Faça o salpicão que você preferir, a gente vai de frango defumado (misture o frango defumado desfiado com maça em cubos, azeitonas, cenoura ralada, salsinha picada, passas picadas, cebola picada, maionese  e creme de leite, acerte o sal se necessário! Para decorar vou colocar a minha famosa telhinha de parmesão.)  Para da um charme nesse prato tão tradicional, a gente vai servir em porções individuais, como verrines em taças!

Canapé de pepino com creme de queijo e azeitonas:
--> Essa receita é fácil, já postei aqui como faz, é só substituir a pasta de azeitonas e colocar um creme de queijo feito misturando ricota triturada, cream cheese, um pouco de requeijão cremoso e salsinha picada. Em cima finalize com azeitonas pretas picadinhas...

 Cubos de salmão grelhado ao Teriake:
--> Corte o salmão em cubos de mais ou menos 5cm, tempere com sal e pimenta. Saltei com azeite, ou leve para grelhar no forno regado com azeite também. Sirva como mini-empratado, em cumbuquinhas com molho Teriake. Para fazer o molho Teriake, é só colocar shoyo com açúcar para cozinhar, deixe reduzir bemmmm, e é só!

Damasco com gorgonzola na redução de balsâmico:
--> O mais fácil de todos, e talvez o mais gostoso. O trabalho que você vai ter com esse finger food é comprar o damasco e a gorgonzola! Corte o damasco ao meio, coloque um pedacinho do queijo dentro, que nem um sanduíche de damasco e em seguida regue com a redução de balsâmico. Para reduzir é só colocar uma xícara de vinagre balsâmico em uma panela e esperar até ficar grosso, se você quiser, pode colocar um pouquinho de açúcar para quebrar a acidez!

Barquete de endívia com creme de palmito, kani e maça:
--> Essa receita também vou fazer antes do Natal e postar o passo a passo!

Mini-rolinho de camarão, legumes com catupiry e kani:
--> Também vou fazer, e postar o passo a passo!

O JANTAR: 

Farofa de maracujá e bacon:
--> Corte o bacon em cubos pequenos, coloque para fritar em uma panela, quando estiver torradinhos, tire um pouco da gordura que forma e coloque a polpa de dois maracujás, então acrescente a farinhas...Acerte o sal!

Salada Ceaser:
--> Aprenda a fazer a salada aqui!

Arroz com amêndoas, alho-poró, pimentão vermelho e amarelo e cenoura:
--> É isso ai mesmo, é só colocar azeite em uma panela, saltear o alho-poró cortado em rodelas, os pimentões em cubinhos e a cenoura ralada, depois coloca o arroz já cozido e finaliza com as amêndoas em lâminas, se você preferir, pode colocar castanhas ou nozes!!

Gratinado de couve e brócolis com nozes:
--> Faça um molho branco básico com um litro de leite (aprenda a fazer clicando aqui) , então acrescente um saquinho de queijo parmesão ralado e um copo de requeijão cremoso, deixe cozinhar, acerte o sal e acrescente nozes quebradas grosseiramente a gosto! Misture esse molho com couve e brócolis cozidos, coloque em um refratário saltei queijo parmesão ralado em cima e leve ao forno até ficar douradinho em cima!

Peru Natalino:
--> Misture 1l de vinho branco, sal a gosto, 50ml de azeite, pimentaa gosto e tempero verde finamente picado. Distribua pelas partes da ave e deixe por um dia na geladeira. Coloque em uma assadeira, recheie com a farofa (sua preferência), amarre as asas e as coxas de forma que não se abram, pincele com a manteiga, cubra com o alumínio e leve a forno em 180ºC, por aproximadamente 1h30 minutos. Retire o alumínio e deixe corar.

Camarão ao alho-poró:
--> Com os camarões limpos e lavados com suco de limão, tempere com sal e pimenta a gosto. Vai salteando no azeite aos pouco para evitar que renda água e o camarão passe do ponto! Então faça o molho igual ao do gratinado de brócolis com couve e reserve. Em uma panela, coloque dois talos de alho-poró para saltear no azeite, quando estiver fritinho, pegue um pouco do molho e bata no liquidificador com o alho-poró. Incorpore esse pasta ao resto do molho, deixe cozinhar um pouco, tempere com pimenta e sal a gosto e acrescente os camarões! Prontinho...

Agora é só comer e desfrutar da Ceia de Natal na companhia da sua família!

Um comentário:

  1. Olá Livia adorei o seu cardápio.
    Mas e a sobremesa ql seria sua sugestão?

    Parabéns pelo blog.

    Bjos
    Andressa

    ResponderExcluir