domingo, 12 de dezembro de 2010

O que é Consomê?


Consomê é uma preparação culinária de origem francesa (consommé, que significa "reduzido pelo cozimento prolongado"), é um caldo de carne, aves, peixes ou legumes, clarificado, servido geralmente como entrada para "Abrir o apetite". Pode ser acrescido de creme de leite, queijo ralado, gema de ovo, etc...
No aniversário de meu pai optei por fazer um caldo mais grosso com mandioquinha, já que não iria ter um prato principal para o jarntar. Se em sua casa, você for fazer como entrada de algum jantar, escolha os Consomês mais ralinhos, mais finos.

Para fazer esse Consomê de Batata baroa você vai precisar:
1kg de batata baroa (mandioquinha)
200g de bacon cortado em cubos bemmmm pequenos
03 colheres de queijo parmesão ralado
1 raminho de coentro
Cebolinha picada a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino moída a gosto
Alho-poró em rodelas frito para decorar
Pimenta rosa para decorar

--> Coloque a batata baroa para cozinhar sem a casca na água com o raminho de coentro. Deixe cozinhar bemmmm, até ficar quase despedaçando. Nesse momento, tire o raminho de coentro e leve a batata ao liquidificador com a água do cozimento e batata bastante, reserve. Em uma panela, coloque os cubinhos do bacon para fritar com um fio de azeite extra virgem, quando estiver torradinho, acrescente a batata batida, deixe cozinhar, acrescente o queijo parmesão, tempere com o sal e a pimenta, coloque a cebolinha e deixe cozinhar mais um pouco e pronto. Sirva em porções pequenas e decore com o alho-poró frito e a pimenta rosa. Deliiiiiiiiiiiiiiiiicia!

4 comentários:

  1. É sempre uma delíca consumês!!! Gostei da sua receita, mas gosto muito também de consumê de ervilhas! Divino, rápido e simples de fazer.

    ResponderExcluir
  2. Hummmm parece uma delícia! Vou tentar fazer hj a noite! :)

    ResponderExcluir
  3. Gostei da receita vou fazer!!!Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir