quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Batata Baroa ou Mandioquinha Rosti!!


Ôh Receitinha fácil, rápida e gostosa..Melhor que isso, só dois disso!!
Estava eu,  assistindo um filminho, aqui em casa, no meio da semana, com meu noivo...já sabe né?!?! Filme bom, companhia boa, pede uma comidinha boa também, pede não...MANDA!!
Esse final de semana, tinha feito aquele caldo de mandioquinha que já mostrei aqui como fazer, só que sobrou um pouco da batata baróa, logo pensei..."Vou fazer Batata Rosti com essa Mandioquinha..." Então esse filme foi a oportunidade perfeita!

Para fazer você vai precisar:
Batata Baróa descascada e ralada (é para ralar crua mesmo, eu ralei no ralador mais grosso)
Fatias de queijo branco
Fatias de peito de peru defumado
Cream Cheese
Tomate
Mis en Place!
Tempere a mandioquinha ralada com sal e pimenta do reino moída a gosto. Então faça uma cama com essa batata em uma frigideira antiaderente untada com azeite extra virgem! Utilize a batata baróa crua mesmo, ela cozinha tão rápido, que se a gente cozinhasse antes de fazer isso, ela derreteria e não ficaria boa... 
...em cima da cama de batata ralada coloque o queijo, o peito de peru, o tomate e o cream cheese... 
...então coloque mais um pouco da batata ralada em cima, de forma que cubra todo o recheio, nesse momento, abaixe o fogo e tampe a frigideira por uns 5 minutinhos, para a batata cozinhar, o queijo derreter e formar uma casquinha torradinha em baixo...
...agora é a parte critica, virar a batata de lado! Faça isso com a ajuda de uma espátula grande. Coloque ela por baixo da Batata Rosti e vire de um lado para o outro bemmmmm rápido! Se um pouco do recheio sair do lugar, não se desespere, na cozinha tudo a gente dá um jeito! É só jogar literalmente a sujeira para debaixo do tapete e pronto! Espera mais uns 3 minutinhos para terminar de cozinhar!!
Eu servir com um pouco de mostarda! Confesso que carreguei um pouco no sal da batata, mas ficou uma delicia assim mesmo! O legal dessa receita é que você pode utilizar vários recheios, frango, salame, presunto, palmito, azeitona, atum...  

8 comentários:

  1. Ótima receita!!!
    Vou fazer no almoço de amanhã para experimentar!!!

    Bjusss =)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Liu!
    Conheci seu blog hoje, através do orkut...
    Estou encantada, PARABÉNS, SUCESSO!!!
    Feliz 2011...
    Beeeeeijos..
    Margarida.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Margarida! Sucesso em 2011 para você também...
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Lívia,tô muito viaciada no seu blog, minha história é bem parecida com a sua, estou me formando em Direito em Junho próximo, porém minha verdadeira paixão é a cozinha e não é de menos, meus pais tem um Restaurante em Minas Gerais, por aí você já imagina minha vocação pela culinária.
    Estou me inspirando muito em você. Receberei alguns amigos em casa no casa e testarei algumas de suas entradas. Depois te conto...
    Forte Abraço.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sabrina, hoje eu tenho certeza que umas das melhores coisas que eu fiz em minha vida, foi essa faculdade! Tira foto das receitas e manda para postar no blog!
    Beijo e Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. *---------------* inspiração para os estudantes e amantes da GASTRONOMIA , querida seu blog e muito bommmm , ameii !

    ResponderExcluir