segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Creme de Palmito, Kani e Maçã na telhinha de parmesão!


Esse foi um dos quitutes que servimos de entrada na ceia de Natal da minha família. Na verdade essa receita eu fiz na prova de Frutas de Hortaliças da faculdade. A gente tinha que criar um prato em 1h (criação e execução)  com os ingredientes que tinham lá! Eu queria fazer uma quiche de cebola, mas como muita gente da turma estava fazendo quiche, então mudei de idéia de ultima hora.
Avistei palmito, kani e maçã! Pronto, é isso que vou fazer, a telhinha de parmesão só veio para fechar com chave de ouro essa receita. O creme fica muito suave, e o salgado do parmesão da um contraste muito bom!

Para fazer você vai precisar:
02 maçãs cortadas em cubos sem a casca (lave os cubos em água com gostas de limão para evitar que a maçã escureça)
150 g de palmito cortados em rodelas
150g de kani cortado em rodelas
01 cebola picada
01 tomate médio picado
02 colheres de manteiga
02 colheres de farinha de trigo
800ml de leite
01 saquinho de queijo tipo parmesão ralado
salsinha picada a gosto
sal a gosto
--> Primeiro você vai fazer o molho branco como já mostrei algumas vezes aqui! Coloque a manteiga e a farinha de trigo, espere essa mistura cozinhar e ficar douradinho, então acrescente o leite aos poucos. Não esqueça de mexer muuuuito para não empelotar. Quando ferver, acrescente o queijo ralado e espere mais um pouco. Eu tinha aqui em casa um restinho de requeijão cremoso, que acabou caindo no bolo também...mas se você não tiver, não tem problema. Então acrescente o resto dos ingredientes e os cubos de maçã só misture no creme frio, para não cozinhar e ficar crocante. Acerte o sal e pronto!! Você pode servir esse creme como entrada de almoço ou jantar, acompanhando de uma saladinha verde..fica muito legal também!!

Para a telhinha de Parmesão: Muito fácil...é só colocar um pouco de parmesão ralado no centro de uma frigideira antiaderente, espere a parte de baixo dourar e vire de lado, como se fosse uma panqueca. Cuidado para não queimar, se não fica amargando! Você pode utilizar essa telhinha em várias coisas, para enfeitar saladas, sopas, cremes...

( Essa imagem foi a receita que eu fiz no dia da prova mesmo!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário