segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Risoto de Tomate Seco com Carne Seca


Que tal um risotinho para começar a semana bem?!?!
Dessa vez fui de tomate seco com carne seca, uma combinação inusitada que deu um resultado MUITO bom! Na verdade, mais uma vez, garimpei o que tinha sobrando na geladeira. Achei um pote de tomate seco e uma vasilha cheia de carne seca + cebola + salsinha + queijo ralado...Pronto! Já tinha os ingredientes que procurava para meu risoto!
Você vai precisar:
200g de tomate seco picado
150g de carne seca cozida e desfiada
02 xícaras de arroz arbóreo
01 cebola média picadinha
04 colheres das bem cheeeeias de queijo tipo parmesão ralado
01 xícara de vinho branco
01 colher de manteiga ou margarina (eu fui de manteiga)
02 colheres generosas de azeite extra virgem
quanto necessário de caldo de legumes
salsinha picada a gosto
pimenta do reino moída a gosto
sal a gosto
 Preparar é simples:

Primeiro coloque a cebola para fritar no azeite com meia colher de manteiga...
 ...quando a cebola estiver transparente, acrescente o arroz...
 ...espere uns 3 minutos até o arroz pegar um gostinho da cebola e então acrescente o vinho, espere o álcool evaporar...
 ...então acrescente o tomate seco picado e vai acrescentando aos poucos o caldo de legumes (de duas em duas conchas). Vai mexendo sempre para o arroz soltar o amido e ficar cremoso, quando você perceber que esta ficando seco, vai colocando mais caldo de legumes...
 ...então coloque o carne seca...
 ...o arroz vai ficando seco e você vai acrescentando mais caldo, até o arroz cozinhar, não é para ficar papado viu, o ponto certo é al dente, tem que ficar cozido, porém consistente...
 ...finalize com o resto da manteiga, a salsinha, a pimenta e o queijo parmesão, acerte o sal se necessário...
 ...agora é só comer, CHATO NÉ?!?!?!

P.S.: Para fazer o caldo de legumes, coloquei para cozinhar em bastante água 02 cenouras cortadas grosseiramente em partes grandes, talos de alho-poró, sementes de pimenta do reino, 02 folhas de louro e 02 cebolas medias coradas em partes grande!

6 comentários:

  1. Olá Livia... Td bem???
    Também sou estudante de Gastronomia, e ontem encontrei seu blog na comunidade do Orkut Amantes da Gastronomia. Adoreiii!!! Estava fazendo minhas pesquisas diaria, pois, quem ama a Gastronomia é dificil fical parada apenas se contentando com o conteudo da sala de aula e laboratorio. Meu blog também esta em fase de construção!!! Parabéns seu blog é muito bom, bjusss =)- Gaby Resendy

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gabriela...se precisar de alguma coisa, estou a disposição para ajudar! Espero que continue acompanhando meu blog e que me siga...quando o seu blog estiver pronto, é só me mandar que eu coloco aqui no meu...:)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hum!! vou fazerrr, legal seu blog

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Renan...faz e depois conta para a gente como ficou!!

    ResponderExcluir
  5. A melhor parte do risoto é que nos permite soltar a imaginação!!
    Livia, também sou acadêmica de gastronomia e gostaria de saber onde você estuda. Sinto necessidade de buscar umas informações por conta, pois minha faculdade não é aqueeeeeeeelas coisas e você parece uma aluna aplicada =)

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna..eu estudo em Salvador-Ba
    Faço faculdade na Universidade Federal da Bahia!
    Mas relaxe, eu amo minha faculdade, amo meus professores, só que todos as faculdades tem seus problemas, é um professor que a gente não gosta, é uma matéria que deixou de ensinar alguma coisa que a gente achava importante, mas ai você tem que correr atrás! ;)
    Mas se precisar de qualquer coisa é só me falar!
    Bjo

    ResponderExcluir