sábado, 9 de abril de 2011

Medalhão de filé na cama de aspargos ao molho de mostarda!!!


Para falar a verdade...o filé não é minha carne preferida. Acho que quando não é bem temperada fica com gosto de nada. Mas com o tempero certo, o molho e o acompanhamento certos..ele tem o seu lugar!!
Diga ai...um filezinho bem feito, é um filé!!!
Tempere os medalhões com pimenta do reino moída na hora e sal. Em uma frigideira coloque um fio de azeite e vai fritando a carne. É importante não espetar, nem fazer furos nos cortes da carne com garfos, para evitar que ela perca o suco e fica seca. Deixe um lado ficar bem tostadinho, e só ai você vira a carne de lado, então vai colocando os medalhões fritos em um refratário e reserve!
Nessa mesma panela que a gente utilizou para fritar eu fiz o molho. Coloquei uma colher de manteiga e uma colher de farinha de trigo, espere essa misturinha cozinhar até ficar douradinho, então vai acrescentando um caldo de carne (fiz o caldo com as partes do filé que limpei e que não ia utilizar com uma cebola grande cortada em quatro partes, uma cenoura grande cortada grosseiramente e ervas. Deixei cozinhar bemmmm! Mas se você não quiser utilizar o caldo feito com as arrestas da carne, pode dissolver cubo de carne em água!). Não esqueça de mexer o tempo todo para não empelotar (coloquei mais ou menos umas 5 conchas de caldo). Quando o caldo ficar grossinho, chegou a hora de colocar 2 colheres de sopa de mostarda e 2 colheres de sopa de mostarda em grão. Para dar um gostinho especial, coloquei uns cubinhos de bacon fritos, temperei com sal e pimenta do reino...
Então coloque os medalhões dentro do molho e não esqueça de colocar o caldinho da carne que vai ficar no fundo do refratário! Deixe cozinhar por mais uns 10 minutinhos e pronto!
Dá trabalho né!??! Mas garanto que todo o trabalho vai ser recompensado a cada garfada.

Então você pega uns 5 aspargos, faz uma cama, coloca em cima dois medalhões e joga o molho. Sirva com arroz!!
 Servimos com um arroz "quase" a piamontese. Cozinhei o arroz normal em água com sal e escorri. Depois coloquei para fritar uma cebola bemmmm picadinha em um pouco de azeite, quando a cebola ficou transparente, juntei com o arroz já cozido, creme de leite e parmesão ralado, acertei o sal e pronto. DELICIA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário