domingo, 3 de abril de 2011

Mini-murffin salgado de gorgonzola!


Já tinha feito um mini-murffin salgado uma vez antes, mas preciso admitir que essa receita deu de mil na anterior!!! Fica muito bom e bem fofinho!! Não tem erro, pode fazer que é sucesso certo!
Essa receita eu tirei do livro Canapés de Eric Treuile e Victoria Blashford-Snell, comprei esse livro e amei, não tem uma receita que não seja perfeita! Já testei algumas e adorei todas..
Para fazer esse murffin: Misture em um recipiente 175g de farinha de trigo (mais ou menos 1 e 1/2 xícara de chá), 01  colher de chá de fermento, 01 colher de chá de bicarbonato de sódio, 01 colher de chá de sal, 03 colheres de sopa de açúcar refinado, 01 ovo batido, 125ml de leite (1 xícara de chá), 03 colheres de sopa de manteiga derretida. Misture tudo até forma uma massa homogênea, e com ajuda de um saco de confeitar coloque até metade das forminhas de mini murffins untadas com manteiga e farinha (se você não tiver essas forminhas, utilize as de empada, mas não deixe de fazer ok?!!?). Leve ao forno pré-aquecido até ficar douradinho....
Agora é só colocar o recheio que você quiser, eu fui de gorgonzola, faça um furro no meio do murffin e com um saco de confeitar coloque a pastinha na forma de espiral em cima (como na foto), utilizei bico de confeitar tipo acerola. Para finalizar coloquei um pedacinho de damasco!
--> Para fazer a pastinha misture cream cheese com um pedacinho de gorgonzola e tempere com pimenta do reino moída na hora!

P.S.: Se você quiser fazer um murffin com outro sabor, é só acrescentar ervas da sua preferência picadinhas na massa.

8 comentários:

  1. Vou fazer e depois posto o resultado.Deve ser delicioso

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Liu! Acabei de conhecer o seu blog e fiquei encantada. Será meu ponto de parada aqui na net agora! Estou cursando o 3º período da faculdade de Gastronomia do Senac, em Campos do Jordão. Tenho muita vontade de ainda fazer novamente, mas em uma faculdade pública! Queria saber se pode me ajudar, me dar algumas dicas. Sempre que procuro informações sobre o curso de gastronomia na internet, é muito dificil encontrar. Queria saber se tem muitas vagas, se o vestibular acontece só no começo do ano ou no meio do ano tb, se é realmente bom o curso! Agradeço desde já sua atenção!
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  3. boa noite ..seu blog é desespero ...aff ,pra quem tá de dieta.
    eu amo cozinhar ....e to começando a postar as minhas tentativas ...olha o meu blog..

    ResponderExcluir
  4. Sou sua seguidora, e adoro as suas receitas, e o seu blog está muito lindo!
    Já copiei a receita e com certeza vou fazê-la,bjss...
    http://lu2marques.blogspot.com
    http://lucinda-marques.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Obrigada gente por gostar do blog!!
    Amo fazer tudo isso!

    ResponderExcluir
  6. Por acaso achei seu blog....bem, não por acaso.....lí seu post no Orkut com aquele lindo risoto de carne seca e abobora. Já salvei o endereço aqui e vou aparecer mais vezes.

    ResponderExcluir
  7. cheguei aqui pela sua receita no orkut e estou adorando o seu blog!!!

    vc tbm é linda e super simpática!

    agora, vc poderia me confirmar a capacidade do sua xícara = 125 ml

    nao é muito 1 cc de bicarbonato para 175 g de farinha ? ( dá 1 gosto ruím...).

    3 colheres de sopa ( rasas ??? )de açúcar .

    desculpe por ter feito tantas perguntas....

    muito obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Oi Grazi..a quantidade de bicarbonato é essa mesmo...'não fica muito não, fica legal. Em relação ao açucar, fica adociado sim, mas deu um contraste legal com o salgadinho do gorgonzola, mas se você quiser, pode colocar menos. Fica legal também!!
    Obrigada por gostar do blog!!!

    ResponderExcluir