sábado, 28 de maio de 2011

A aula de Massas...Foi "Massa"!!!


Essa semana a aula foi maravilhosa...aprendemos sobre o trigo, e na prática fizemos vários tipos massas!!!  Rolou cappeletti, espaguete, fettuccine e raviole. Também fizemos massa com espinafre, a cor fica perfeita! A gente come com os olhos antes de tudo. Devo confessar que da um pouco de trabalho, faz até você pensar duas vezes antes de encarar essa empreitada para fazer em casa. Mas, o sabor de massa fresca é bemmm diferente, vale a pena fazer em ocasiões especiais, jantares de família ou com amigos por exemplo!!!
Para fazer a massa você mistura 400g de farinha de trigo sem fermento, pitada de sal, 4 ovos inteiros e uma colher de sopa de azeite. Mistura tudo até formar uma massa homogênea, e deixe descansando por meia hora enrolada em papel filme em temperatura ambiente. Depois é só abrir a massa em superfície enfarinhada e se divertir!
Para fazer o cappeletti, abra a massa em um retângulo bem comprido, e corte em quadrados iguais, coloque o recheio no meio, feche na forma de um triângulo e depois grude as pontinhas!


Outra forma de fazer e colocar o recheio na ponta da massa aberta em forma de retângulo, cobrir o recheio com unindo as duas pontas da massa e cortar em forma de pastel , aperte as pontas com um garfo.


O recheio da massa foi de queijo brie e pêra. Para fazer a pêra, cortamos em cubos pêras italianas, colocamos na panela com açúcar, uma canela em pau e uns cravos. Espere cozinhar até ficar bem mole e pronto!


Esse pesto foi feito de forma diferente, normalmente eu faço cortando o majericão bem picadinho e misturo os outros ingredientes, cortando tudo na mão mesmo. Mas dessa vez a gente bateu tudo no liquidificador (manjericão, alho, pitada de sal, azeite, parmesão e amêndoas).


O espaguete de espinafre a gente só colocou o pesto, o fettuccine fizemos na manteiga com manjericão, e o espaguete fizemos alho e óleo.

4 comentários:

  1. Lívia, aproveitando a matéria sobre Massas, assim que vc puder coloque uma receita de fettuccine.
    Abraço, Danuza

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer um cappeletti em forma de coração para o dia dos namorados..e pode deixar que coloco uma receita bem legal com fettuccine!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. HUM....UMA MASSINHA DESSA COM UM VINHO ... TUDO DE BOMMM E SE FOR NO DIA DOS NAMORADOS.. MELHOR AINDA

    ResponderExcluir
  4. VOU FICAR ESPERANDO..PRA TENTAR FAZER TBM RSRSRS

    ResponderExcluir