quinta-feira, 26 de maio de 2011

Espetinho de alecrim e porco com abacaxi e cenoura caramelizada!!


Essa foi o prato da aula de Ateliê II. Os ingredientes que tínhamos no dia para criar alguma receita era, arroz, carne de porco e de cabrito, alecrim, abacaxi e cenoura!!!
Então foi ai que rolou essa idéia de utilizar o alecrim como espetinho para a carne de porco em cubos e que ficou lindo, tudo bem que o ideal era ter colocado o alecrim em água com gelo antes de ir ao forno para não queimar as folhas, e ficar mais bonito, mas não rolou, não deu tempo!! = /
Para fazer você vai precisar:
- 300g de Lombo de porco cortado em cubos (coloque para marinar em vinho branco, alho bem picadinho, folhas de louro, alecrim bem picadinho também e pitada de sal)
- Alecrim
- 02 cenoura grande cortada em cubos iguais
- 1/2 abacaxi cortado em cubos do mesmo tamanho dos da cenoura
- 01 cebola cortada em pétalas largas
- Tomatinho cereja
- 02 colheres de vinagre balsâmico
- 01 colheres de manteiga
- 02 colheres de açúcar
- Quanto baste de azeite
- Pitada de sal

--> Pegue um talinho do alecrim e tire as folhas até a metade, deixando a outra metade com as folhas, então pegue os cubos do porco e vai espetando no alecrim, intercale com a cebola e uma banda do tomate cereja. Coloque um fio de azeite em uma frigideira e sele os espetinhos, depois leve ao forno para terminar a cocção. Em uma panela coloque a manteiga, a cenoura, o abacaxi, o balsâmico e o açúcar. Espere caramelizar, finalize com uma pitadinha de sal e pronto! Sirva com arroz branco basicão.
Fica bem bacaninha servir esses espetinhos em um almoço, jantar ou como petisco mesmo. Não só com carne de porco, mas de frango, carne vermelha, legumes...


P.S.: Observem que eu servi o abacaxi e a cenoura caramelizada encima do arroz. Isso não se faz, porque se a pessoa não quiser comer o arroz e só quiser a caramelização, vai esta tudo junto e misturado. Então fique ligado, cada um no seu canto!! Mas como o prato era meu, eu que ia comer, e ia comer tudo mesmo. Coloquei do jeito que eu queria ok!??! = )))

4 comentários:

  1. Vou ter que sair da dieta só para experimentar essa receita, parece D E L I C I O S A...
    Abraço, Danuza

    ResponderExcluir
  2. Que prato lindo!
    Bjo Daniela

    ResponderExcluir
  3. Deve ficar muito bom o abacaxi caramelizado com cenoura!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa ideia de utilizar o alecrim como espetinho!Ficou lindo!
    Talita Luon

    ResponderExcluir