sábado, 14 de maio de 2011

Risoto de Carne Seca com Abóbora!!!


Adooooro risoto..e eu sou uma daquelas pessoas que defendem com unhas e dentes que um risoto pode ser sim um prato principal e único!!! 
Esse foi feito na aula de Raízes, Bulbos, Tubérculos e Cereais. Ficou uma delicia!!!
Para fazer esse risoto você vai precisar:
400g de arroz arbóreo
200g de abóbora cortada em cubos (e cozida al dente)
250g de carne seca cozida e desfiada
02 cebolas grandes cortas em tiras fininhas
1/2 cebola média cortada em cubos bemm pequenos ou ralada
02 colheres de sopa generosas de manteiga
150g de queijo parmesão ralado
01 xícara de vinho tinto branco
01l de caldo de legumes
Sal e pimenta do reino moída a gosto

--> Comece fazendo a carne seca. Com ela já dessalgada e desfiada, coloque um fio de azeite na panela e coloque as cebolas para refogar até ficar dourada, só ai acrescente a carne seca...Espere ficar bem crocante e reserve!

 

Depois comece a fazer o risoto. Coloque uma colher de manteiga na panela e a cebola ralada, quando a cebola ficar transparente acrescente o arroz. Espere o arroz também ficar transparente e acrescente o vinho. Quando o álcool evaporar, chegou a hora de começar a acrescentar o caldo de legumes. Vá acrescentando de duas em duas conchas e mexendo sempre para o arroz soltar todo o amido e ficar com aquela textura maravilhosa e bem suculenta. Repita esse processo até o arroz ficar al dente. Ele fica bem branquinho dentro e transparente ao redor. Nesse momento acrescente a abóbora, o queijo, e a carne seca. Acerte o sal, tempere com pimenta e finalize com a outra colher de manteiga para dar brilho!!


Se você quiser jogue salsinha picada em cima. Tem gente que deixa a abóbora cozinhar bem, para incorporar quase como um purê ao risoto. Fica muito bom também!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário