terça-feira, 7 de junho de 2011

Bacalhau a minha moda na cama de batata!!!


O bacalhau é um peixe?!!?! Não, são vários...Na verdade o bacalhau é o nome que se dá a carne do peixe quando seca e salgada. O legal desse peixe duro, salgado e seco, que cheira mal, é que pode durar meses sem estragar. Cinco espécies marinhas podem ser vendidas com esse nome. Existe, porém, o chamado "bacalhau legítimo", o peixe Gadus morhua, considerado o melhor de todos. Ele também é conhecido como cod ou bacalhau do Porto.
Então o bacalhau nada mais é, que o peixe após passar por um processo de salga e cura, onde se desidrata retirando até 50% da sua umidade.

Essa receita é bem gostosa, e para fazer você vai precisar:
1kg de bacalhau desfiado e dessalgado
02 talos de alho poró cortados em rodelas (sem as folhas)
250g de azeitonas verdes sem caroço
01 cebola grande picadinha
50g de pimenta biquinho
200g de batata cozida al dente e cortada em laminas
Salsinha e pimenta do reino a gosto
Bastaaaante azeite extra virgem (do bom viu?!!?)

--> Coloque no refratário um fio de azeite e disponha as batatas cozidas em lâminas, formando uma cama para o bacalhau e reserve! Em uma frigideira coloque bastante azeite, refolgue a cebola e o alho poró, em seguida coloque o bacalhau já dessalgado, as azeitonas, a pimenta biquinho e a salsinha. Tempere com pimenta e acerte o sal. Cuidado para não salgar a receita ok!?!? Depois coloque o bacalhau em cima das batatas e bom apetite!!!

GENTE..TEM LEITOR DEIXANDO COMENTÁRIO SEM O E-MAIL NA POSTAGEM DA PROMOÇÃO!!! PARA PARTICIPAR É OBRIGATÓRIO QUE O E-MAIL ESTEJA PRESENTE NO COMENTÁRIO!!!

5 comentários:

  1. Ola querida parabens pelo seu blog esta lindo e delicioso quantas coisas d encher os olhos me apaixonei pela trouxinha de ricota ,vou fazer pra agradar o maridao rsr
    meu email pro sorteio é
    deboratakao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. olá adorei seu blog, gosto muito de cozinhar e fazer receitas novas, e as pnelinhas sao lindas , um mimo, meu email para o sorteio é grasiela.pazaparecida@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga estou entrando pela primeira vez..e adorei seu blog, muito legal..parabens.
    adorei a receita de bacalhau...hummmm amoooo.
    meu email é rosalia.azevedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Essa é a minha primeira vez aqui no blog. Tô adorando as receitas. Esse bacalhau me deu água na boca!!! Hummm... Bom demais!
    Bjs,
    Deyse

    Meu e-mail é decris1971@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. miga seu blog e maravilhoso receitas da para comer com olhos ummmmmmmmm bjs meu email e sirleneegomes@gmail.com

    ResponderExcluir