terça-feira, 14 de junho de 2011

Uma viagem ao Sudoeste da Bahia: Brumado!!


Esse final de semana eu e minha família fizemos uma viagem para o Sudoeste da Bahia, Brumado.
Esse é o interior da família de meu pai. A grande maioria já mora em Salvador, mas ainda tem uma galerinha que mora lá. Um dos meus primos ia  se casar, então alugamos um ônibus e lá fomos nós, 24 pessoas no expresso nupcial, encarando 8 longas horas de viagem até o nosso destino. Uma viagem bem cansativa, mas muito animada, e uma ótima oportunidade de juntar todos para farrear. Quem me conhece, sabe que minha família é muuuuuito grande e tudo é motivo de festa. Ainda mais quando se fala em casamento!!!
Bom..mas o que importa, é que lá tem uma culinária bem peculiar e tradicional. A feira da cidade é linda, todos os legumes são vendidos bem cortadinhos, o que facilita o trabalho da dona de casa.  Mal sabem os feirantes, que dominam técnicas de alta gastronomia, cortes muito bem feitos...

O legal é que já vende os legumes juntos que são opções de cordadinho e de legumes refolgados. Aqui tem abóbora com quiabo...

Palma...

E elas fazem tudo ali, na feira, na nossa frente, com uma habilidade que deixa qualquer Chef de cozinha impressionado!!! Aqui tem a couve chiffonade!!

Tudo em Brumado é bem condimentado, o açafrão reina na cozinha. Outro prato bem tradicional lá é a leitoa a pururuca, o couro do bicho fica bem crocante, e é servida inteira (eu, particularmente acho uma maldade servir o bicho assim, inteirinho!!)
Tem também o chimango, que é um bolinho com erva doce e polvilho, tem o requeijão, sequilhos de todos os sabores, arroz com carne...Ai comidinha de interior...


 A feira é linda né?!?!

3 comentários:

  1. Nossa.. que feira mais lindaaa!
    Eu que amo verduras e legumes, fiquei com água na boca! Sem contar as cores né.. que tudo!!

    Beijosssss

    Gi
    blogcoisasdagi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. maravilhosa essa feira tem de tudo bjs sirleneegomes@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Encontrei seu blog hoje e adorei!
    Sou do sudoeste da Bahia. De Iatpetinga. Hoje moro em SP, mas amo minha terinha. As feiras livres são realmente lindas, práticas e BARATAS!!!!! rsrsrs
    Hoje até publiquei em meu blog o biscoiti CHIMANGO, característico no sul/ sudoeste da Bahia.
    Parabéns pelo seu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir