segunda-feira, 11 de julho de 2011

Confit de pato com fetuccine de cenoura ao velouté de laranja!!!


Eu sei, eu sei...estou meio sumida né!??! Final de semestre na faculdade, minha irmã casa dia 30 desse mês, tenho uma formatura para fazer dia 13 do mês que vem, trabalhando que nem louca e ainda estou correndo para organizar o meu casório, que vai rolar em novembro!!!! Que Santo Antônio diga amêm....!!
É  muita coisa para uma pessoa só!
Bom...semana passada tivemos aula de Pato. Aprendemos a fazer o confit e o magret de pato. Meu grupo ficou com o confit. Então criamos esse fetuccine de cenoura com confit de pato ao veluté de laranja! Ficou uma delicia!!
O confit de pato é o cozimento lento da coxa e sobre coxa do pato na gordura, para fazer esse utilizamos a própria gordura retirada do pato. As vezes chega a ficar cozinhando durante 4hrs!!

Para fazer você vai precisar:
03 cenouras grandes
200g de ervilhas frescas
01 pato
Tomilho
Salsinha
01 colher de sopa de manteiga
01 xícara de vinho tinto

--> Limpe o pato e retire a pele junto com toda a gordura e reserve. Em uma panela, coloque a pele do pato e deixe fritando até soltar toda a gordura. Enquanto a pele está soltando a gordura, deixe o pato marinando em uma xícara de vinho tinto, tomilho, folhas de louro e pitadinha de sal.
Quando já tiver bastante gordura na panela, chegou a hora de abaixar o fogo, tirar a pele e colocar as partes do pato. Nesse momento, a palavra de ordem é paciência. O cozimento tem que ser bemmmm lento, em fogo bemmmm baixo. Deixe cozinhando até a carne ficar bem molinha, quase que soltando do osso.
Agora, descasque a cenoura e com ajuda de um cortador de legumes, corte a cenoura em laminas bem finas e depois em tiras da largura de um fetuccine. Cozinhe rapidamente a cenoura e as ervilhas frescas até ficar al dente. Retire da água fervendo e coloque na água gelada para interromper o cozimento. Saltei com uma a manteiga, a salsinha picada, sal e pimenta. Arrume no prato como se fosse um ninho e dentro coloque as coxas e sobre coxas do pato. Regue com um velouté de laranja!!!
Deu para entender!??!?! Prato complicado, mas perfeito...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário