domingo, 21 de agosto de 2011

Pãozinho de batata by Ana Paula Piazza!!!


Vai um pão quentinho, fofinho e delicioso ai?!?! Sabe aquele cheirinho que a gente sente quando vai a padaria!??! É exatamente ele que vai rolar em sua casa se você fizer essa receita..
Meu semestre acabou, mas meu computador ainda está cheio de fotos e receitas que não tive tempo de publicar, essa receita foi mais uma que fizemos na aula de cereais. Dessa vez, os alunos só olharam a professora Ana Paula, que é chef especialista na cozinha italiana fazendo o pão de batata!!

Para fazer o pão você vai precisar:
380g de farinha de trigo
30g de fermento biológico fresco
60gr de açúcar
200g de batata cozidas
10g de sal
01 ovo
quanto baste de leite

--> Em uma bacia ou na batedeira, misture uma parte da farinha de trigo, o fermento e um pouco de água, espere até forma tipo uma esponja. Deixe descansar durante 15 minutos. Depois misture todos os outros ingredientes, até formar uma massa bem macia, a quantidade de leite vai depender do ponto da massa, quando ela soltar da mão, ficar uniforme, macia e homogênea, você não coloca mais. Cuidado ao colocar, para não passar do ponto, por isso, vai colocando o leite aos pouquinhos!
Deixe a massa descansar por 30 minutos. Depois molde bolinhas e coloque em uma assadeira untada com manteiga e farinha. Deixe as bolinhas descansando por mais uns 30 minutos (elas quase que dobram de tamanho), pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido (200 graus mais ou menos), até ficar douradinho!!
Imagine esse pão quentinho, agora imagine colocando manteiga e ela derretendo..Imaginou?!?!?! Agora pare de imaginar e vai fazer vai...

Uma dica legal, é misturar a gema de ovo que vai pincelar o pão com um fio de azeite e um pouco de água, assim não fica com aquele cheiro forte de ovo na receita!!

6 comentários:

  1. Hummm que delicia e com o friosinho que está fazendo cai bemmmm bjussss otimo domingão!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Livia,

    Faz pouco mais de 2 meses que acompanho o seu blog (confesso que não lembro como descobri) e nossa ... tem me ajudado muito ! Moro na Noruega e aqui a culinária não possui a variedade da culinária brasileira. Quando fico sem idéia do que fazer, venho correndo pro seu blog e pronto ... tudo resolvido. Alguns ingredientes eu não encontro por aqui, então acabou substituindo por algum similiar. Por enquanto deu tudo certo.

    Beijo grande ou como se diz em norueguês, klem.

    Carla Kvalheim

    ResponderExcluir
  3. Ai que coisa boa isso menina!!! Adorei.
    Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  4. Cah...Fazer o blog me toma um tempo retado, tanto que gostaria de postar muito mais coisas do que realmente tenho tempo. Trabalho, estudo e ainda agora estou arrumando o meu casorio que vai rolar em dois meses, ai já viu né!??! Mas comentários como o seu, são os maiores presentes e reconhecimento!!! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Rose e Fla..uma ótima semana para vocês também!!!!
    Adoro quando vocês passam por aqui!

    ResponderExcluir