domingo, 1 de julho de 2012

Risoto de camarão com rúcula!!!

Amo risoto..tem gente que faz como acompanhamento para outros pratos, mais eu sou uma daquelas que defende o risoto como prato único e principal (acho até que já tinha falado isso aqui!!)..Quem precisa de mais alguma coisa para uma refeição além de um bom camarão acompanhado com arroz!?!?
Para fazer é bem simples..Primeiro comece limpando os camarões, tire a casca e reserve, é com ela que você vai fazer um caldo que dá um toque especial a sua receita. Com os camarões já limpos, tempere com sal e pimenta do reino moída na hora e saltei aos poucos em uma frigideira antiaderente com azeite extra virgem e reserve!
Em uma panela, coloque 02 colheres de sopa de azeite, uma cebola grande, 01 cenoura e 01 talo do alho poró, tudo cortado grosseiramente, de pois acrescente as cascas do camarão, quando ficarem rosadinhas, coloque uma colher se sopa de extrato de tomate, deixe o extrato quase queimar e grudar no fundo da panela (isso faz com que o caldo fique com um gostinho defumado), então acrescente bastante água e deixe cozinhando....Depois passe em uma peneira e reserve!

Corte uma cebola média em cubos bem pequenos, coloque para refogar no azeite extra virgem, quando a cebola estiver transparente, coloque 03 xícaras de arroz arbóreo, próprio para risoto, quando o arroz também ficar transparente, coloque 01 xícara de vinho branco, espere o álcool evaporar e comece a acrescentar o caldo (nesse ponto mantenha o caldo fervendo também), vai colocando aos poucos, de três em três conchas e vai mexendo sempre...quando o caldo começar a evaporar, coloque mais três conchas, e assim vai até o arroz cozinhar...Quando arroz estiver cozido acrescente o camarão já salteado, meia xícara de requeijão cremoso, meia xícara de parmesão ralado, um punhado generoso de rúcula cortadas grosseiramente, tempere com sal, pimenta do reino moída na hora e finalize com uma colher de manteiga para dá brilho!! Sirva quentinho...
P.S.: A gente faz uma conta de uma xícara de chá por pessoa de arroz cru para fazer risoto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário